domingo, 27 de março de 2011

Studio Office Comercial Marcio Moraes

Por Isabela Guimarães


Com o objetivo de unificar o trabalho de todos os braços da empresa que atua nas áreas de comunicação e relacionamento com enfoque turismo, o Grupo Companhia contratou o arquiteto Francisco Calio, do escritório Calio Arq+Interiores para remodelar um conjunto de salas localizado em um edifício construído nos anos 1970 na cidade de São Paulo. 

O conjunto de 200 m² foi então transformado em um grande loft sem divisões internas em alvenaria, passando a ter suas áreas delimitadas através divisórias metálicas fechadas por vidros translúcidos, que propiciam transparência aos ambientes preservando a privacidade. A transparência do ambiente, além de permitir a passagem da luz natural vinda da única janela presente nos fundos da sala, proporciona o contato visual constante entre todos os funcionários do estúdio de gravação, produtora, editora e empresa de eventos que funcionam neste espaço. 

O escritório conta também com um espaço de descanso dos funcionários, o lounge situado na parte central do projeto, idealizado para receber também ambientações rotativas, montadas periodicamente por diferentes empresas de interiores. Todos os móveis de design foram especificados pelo arquiteto e, apesar da planta relativamente simples, de qualquer ângulo o espaço ainda serve de cenário para o programa de TV produzido pela empresa. Portanto, além de ser um ambiente de trabalho multidisciplinar, o escritório se coloca também como um espaço multiusos. 















Fontes: 
http://www.calio.com.br, acessado em 27 mar 2011 
Revista Arquitetura e Urbanismo, edição 199, Outubro 201o, pag. 50

4 comentários:

  1. É um projeto muito interessante, gostei da variação dos ambientes

    ResponderExcluir
  2. A versatilidade dos ambientes, aliada à sofisticação dos materiais utilizados pelo arquiteto parece responder perfeitamente as demandas da empresa.

    ResponderExcluir
  3. Essa versatilidade é o que mais chama atenção, e apesar de ser adepta a muita luz natural esse projeto é muito aconchegante.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Clarissa! Mas achei o ambiente muito escuro. Em algumas fotos a luz parece estar acesa inclusive.

    ResponderExcluir