sexta-feira, 25 de março de 2011

MACQUARIE INVESTMENT BANK

Christopher Camilo F.

Escritório de um banco em Sydney recebeu diversos
  elogios e prêmios para a arquitetura não sópelo design, mas também por atender as demandas de  sustentabilidade ambiental e funcionalidade.
                                                    



       Os funcionários trabalham agora em um espaço aberto e altamente flexível, onde, por exemplo, no átrio de 10 andares, 26 diferentes tipos de ambientes que contribuem para a abertura e transparência e as escadas internas já reduziram o uso de elevadores em 50%.




bibliografia
http://www.thecoolhunter.net/article/detail/1701/macquarie-investment-bank--sydney

5 comentários:

  1. O jogo de cores, volumes e aberturas é fantástico! Mas acho que essas cabines que aparecem na última foto conferem algo meio claustrofóbico pra quem fica nelas o dia inteiro.. acaba que você perde o contato com o exterior. Eu me sentiria mal trabalhando assim sem ver a luz do dia!
    Em compensação os outros ambientes favorecem bastante essa interação dentro-fora, através dos panos de vidro.

    ResponderExcluir
  2. Um ponto importante como agregar valores sustententáveis ao projeto realmente parece ter sido levado em conta. Outra coisa legal é que independente do porte da edificação, 10 pavimentos, foi possível assegurar uma certa diversidade ao conjunto. Seja pelas diferentes propostas de ocupação dos espaços ou simplesmente pelas cores e a peculiaridade das formas de cada ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de mais, a transparência me atrai muito, o oposto das cabines, que também não gostei, talvez se fossem umas salinhas só pra estudo na hora do almoço ou coisa semelhante ainda vai, mas pro dia inteiro não dá. Mas o restante do edifício é maravilhboso.

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário de vocês, gostei das cabines, pois acho que muitas vezes é necessária certa concentração que somente em ambientes assim conseguiria ter, e não gostei tanto da transparência, principalmente por acentuar a verticalidade do edifício. Então percebo que o projeto tem uma característica bem positiva: a diversidade é capaz de agradar ao mesmo tempo gregos e troianos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que por se tratar de um banco talvez as cabines desse jeito sejam realmente necessárias. O ambiente é relativo ao uso!Como arquiteta não gostaria de trabalhar num lugar assim, mas se precisasse de privacidade, talvez fosse interessante...

    ResponderExcluir