sexta-feira, 25 de março de 2011

Pons+Hot Offices

POR Daniella Dornas

O escritório proposto por Christian Pottgiesser para a empresa Pons+Hot Offices apresenta características bem diferentes e interessantes. As principais são: a inusitada idéia de árvores entre as mesas dos funcionários, as cúpulas transparentes e a organicidade da planta.


O escritório está localizado em Paris e foi construído entre 2005 e 2006, o projeto conta com uma área de 540m² desenvolvida em um antigo galpão do século XIX.

A proposta difere dos projetos comumente adotados para escritórios, sobretudo por não organizar as mesas dos funcionários de forma tão racional: com padrões que se repetem por toda a extensão dos escritórios em geral.

O arquiteto faz uso das curvas bem como cria desníveis para se ter acesso aos diferentes setores do escritório, o que provavelmente torna os deslocamentos mais interessantes. Além disso, o uso da madeira para a construção das mesas parecendo ser continuidade do chão, assim como a utilização de árvores no meio do caminho, conferem ao lugar um aspecto mais aconchegante e informal.

 Referencias:
Escritórios Integrados por Christian Pottgiesser. Disponível em:
http://maisarquitetura.com.br/escritorios-integrados-por-christian-pottgiesser
Acesso em 25 mar 2011

Casa e Jardim online. Escritório bolha de sabão. Disponível em:
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI213417-16938,00-ESCRITORIO+BOLHA+DE+SABAO.html
Acesso em 25 mar 2011

Pons+Hot Offices. Disponível em:
http://www.pottgiesser.fr/christian_pottgiesser_architecturespossibles/pons_+_huot.html
Acesso em 25 mar 2011

Dave. PONS + HUOT Office by Christian Pottgiesser. 18/02/2001. Disponível em:
http://www.contemporist.com/2011/02/18/pons-huot-office-by-christian-pottgiesser/
Acesso em 25 mar 2011

7 comentários:

  1. Muito legal, eu adoraria trabalhar nesse lugar!
    As formas orgânicas, associadas ao uso da madeira e às árvores faz com que o espaço pareça ao ar livre, tirando aquela sensação de isolamento de muitos escritórios. O fato dos percursos serem curvilíneos também força uma convivência entre os funcionários, ao passo que você acaba trombando com mais pessoas ao percorrê-los. Com certeza esse ambiente agradável traz satisfação a todos e aumenta a produtividade da empresa!

    ResponderExcluir
  2. O escritório inteiro é a mesa!
    Curti!!
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante....
    Deve ser bom trabalhar sentado debaixo de uma arvore

    ResponderExcluir
  4. Legal demais! Os ambientes de trabalho parecem ser integrados na medida certa, proporcionando aos funcionários do escritório conforto e qualidade ambiental.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse projeto, gostei de mais, trabalhar se sentindo ao ar livre seria ótimo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o projeto esteticamente e com certeza deve ser um ambiente muito agradável por todos os fatores já citados. Meu único receio é que, ao invés de uma grande interação entre as pessoas, as curvas, pontas e árvores dificultem a locomoção das pessoas e cause o resultado contrário, o isolamento. A presença das semi coberturas de vidro também podem atuar neste aspecto, pois permitem a visibilidade, mas podem prejudicar a comunicação verbal, parecendo verdadeiros capacetes.

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Foi o escritório que mais gostei! Não acho que cause segregação, como a Isabela disse. De qualquer forma é difícil julgar por algumas fotos... Vou pesquisar mais sobre ele!

    ResponderExcluir