sábado, 26 de março de 2011

ARQUITETOS ASSOCIADOS



O edifício foi implantado em um terreno complexo . Ele ocupa o declive com dois pavimentos corridos em planta livre que abriga o escritorio dos arquitetos associados. A ocupação permite a abertura de um pilotis no nível da rua, sem muros ou grades que reforça a ideia de um espaço semi-público. Sobre o pilotis um volume elevado abriga unidades duplex flexiveis para escritório ou habitação. Sua estrutura consiste em pilares em forma de "V" e sobreposição de duas tipologias estruturais: estrutura em concreto com lajes nervuradas e alvenaria estrutural com lajes pré-moldada.

Nayara Pacheco

5 comentários:

  1. A ausência de grades torna a relação público x privado gradativa. Isso é muito interessante, pois aproxima o ambiente do escritório com o da cidade. a flexibilidade das edificação e a possibilidade de uso misto garante a divesidade! E não tem como não falar que os tijolinhos dão um charme!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter muita noção de como é a divisão dos ambientes do escritório, a edificação em si tem questões bem resolvidas o que acaba se refletindo na qualidade dos espaços de trabalho. Exemplo disso é a orientação das aberturas e o pé direito duplo ou talvez triplo que garentem confoto térmico e boa utilização da luz natural.

    ResponderExcluir
  3. A edificação é muito interessante, concordo com os comentários acima, mas realmente não há como ter uma noção mais ampla do local de trabalho em si.

    ResponderExcluir
  4. Além da ocupação aberta criar um espaço semi-público, lembro que o professor Bruno comentou, na palestra que deu sobre os Arquitetos Associados, que a falta muros, grades ou uma maior ocupação no nível da rua servia também para trazer mais segurança à edificação, já que inibiria a ação de assaltantes, por exemplo, por não conter "esconderijos" ou pontos cegos, permitindo uma visibilidade total. Essa seria uma das, digamos assim, filosofias do escritório e acho interessante que ela seja experimentada na própria sede.

    ResponderExcluir
  5. Também concordo com os comentários anteriores. Quanto ao espaço interno, o Danilo (3º período) fez um trabalho lá e disse que as repartições ficam por conta da própria estrutura, como os pilares no formato "V", junto a algumas estantes. Os espaços são bem simples, porém bem utilizados.

    ResponderExcluir