quarta-feira, 23 de março de 2011

Citzen Space - São fancisco

por Miguel H. Skackauskas


Ele une o melhor de uma cafeteria (um espaço social, cheio de energia e criativo) com o melhor de um escritório: a produtividade e a funcionalidade. Combinando os dois para oferecer aos trabalhadores a oportunidade de ter um espaço próprio e acessível.  Sendo construída na filosofia do Coworking, onde o profissional encontra colaboração, a troca de idéias com vários tipos de profissionais e conhecimentos. Eles acreditam na abertura de idéias ao libertá-las todos se beneficiam. Com as conexões formadas entre os parceiros forma-se uma rede forte como o próprio Coworking se tornou. A filosofia não atende apenas a todos os tipos de profissionais, mas também a todos os tipos de pessoas. Assim o escritório tem por meta ser acessível a todos.



O escritório é uma planta livre com várias mesas individuais e uma grande mesa comum, onde os profissionais podem se conhecer e trocar conhecimentos diversos. O espaço ainda abriga uma cozinha, uma sala de estar e uma sala de reuniões. Os espaços são comuns para promover a integração entre os freqüentes.  As instalações aparentes e a estrutura à mostra dão um ar alternativo, que não é muito corporativo, assim ele consegue atrair profissionais de diferentes ramos que querem fugir da mesmice de um Office convencional. Todas as peças de mobiliário são diferentes do comum. A idéia enfim é trazer o home worker do isolamento, para que ele encontre pessoas de diferentes áreas com idéias diferentes e conhecimentos que acrescentem ao seu trabalho.




Veja abaixo as fotos:

Citizen Space coworking, San Francisco

Citizen Space, San Francisco


 

Citizen Space Office

Citizen Space Office

Citizen Space Office



fonte:

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gosto da possibilidade de cada um ter sua própria mesa ao mesmo tempo em que existe uma grande mesa de uso coletivo. Os espaços de convivência complementam o objetivo da proposta de escritório Co-Working e parecem se transformar em um convite irrecusável para um "pit-stop" durante o expediente. O que no final das contas pode ser extremamente produtivo para os adeptos a essa maneira de trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Também acho uma vantagem a possibilidade de escolher entre a mesa individual e coletiva, porque as vezes é necessário um pouco mais de privacidade.
    A ideia do Co-working é muito atual e a junção desse espaço com o café têm tudo a ver com a tendência de convergência de espaços. Isso torna o espaço diverso e atrai consumidores de um negócio para o outro.
    As luminárias são lindas, e aliadas a estrutura a mostra dão uma identidade peculiar ao projeto.

    ResponderExcluir
  4. Por Vitor:

    A decoração do lugar, o design do mobiliário e a iluminação traz uma sensação de aconchego e conforto. Nem parece um escritório, com toda essa estrutura e cabiamento aparente.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a predominância da atmosfera descontraída é um diferencial muito bacana!
    Quanto ao mobiliário, alguns me passam a sensação de serem desconfortáveis para trabalhar, mas a possibilidade de escolher entre diferentes tipos de cadeiras e mesas atende a diferentes gostos.
    Também achei um pouco sobrecarregado de iluminação artificial, apesar de, pelas fotos, acreditar que não fosse possível outra solução, como a criação de aberturas. Ou será que foi simplesmente escolha de projeto?

    ResponderExcluir
  6. Até gostei das possibilidades de uso individual ou coletivo e da integração (que acho muito importante), mas algumas fotos não me passaram um certo aconchego, os ambientes que não têm aberturas me incomodaram um pouco, ficou sóbrio ou talvez sejam a qualidade das fotos.

    ResponderExcluir