sexta-feira, 18 de março de 2011

Co-working: Trabalhando juntos!

Por Thaisa Nogueira

A galeria Ouro Fino, no bairro dos Jardins, em são Paulo, é um dos pontos mais tradicionais de moda alternativa do Brasil. Além das notáveis lojas e ateliês do vestuário pop (como do estilista Alexandre Hercovitch), o edifício de cinco andares oferece ainda espaços de lazer e cultura.

Esse ambiente de vanguarda inspirou a empresa Ponto de Contato a instalar ali, onde circulam diariamente 1200 pessoas, um modelo também vanguardista de escritório: o Co-working.

O conceito básico desse modelo se baseia em profissionais de várias áreas trabalhando juntos, com um objetivo comum: trocar ideias e experiências, tornando o trabalho mais inspirador, criativo e produtivo.  Na prática, é um espaço coletivo com toda a estrutura de uma empresa – de instalações telefônicas ao cafezinho da tarde – onde profissionais liberais podem alugar parte dele para realizar tarefas e receber clientes e correspondências corporativas.  É uma alternativa prática e barata para quem trabalha sozinho ou está viajando.  (Saiba mais)

Seguindo essa lógica, o escritório Gianpaolo Granato Arquitetos foi responsável pelo projeto que ocupou 200m² de área interna da galeria, além do terraço e duas salas de reunião. A fim de gerar um espaço adequado ao conceito, todas as paredes divisórias foram derrubadas, e o salão resultante mobiliado com grandes mesas coletivas de trabalho.

“Trilhos no teto carregam a rede elétrica e de informática, chegando às mesas em caixas de distribuição. Esses trilhos sustentam também as luminárias, montadas com lâmpadas fluorescentes T5 e fios elétricos aparentes suspensos por fios de náilon. Basta que cada usuário leve seu notebook e o conecte às instalações”. (AU, N°203, Fevereiro, 2011)."

O terraço, igualmente servido de instalações elétricas, permite que os profissionais trabalhem ao ar livre, sentados nos bancos e foutons distribuídos pelo chão. Já as salas de reunião possuem ainda quadro negro, TV e equipamentos de projeção.

Veja abaixo fotos e desenhos do projeto:





Desenhos





FONTE:
http://www.ptodecontato.com.br/ , acessado em 18/03/2010
Revista Arquitetura e Urbanismo, ano 26, N°23, Fevereiro 2011, pag. 48


5 comentários:

  1. por Miguel:

    Vi essa matéria na AU mesmo. É uma tendência mundial e inovadora! Para os profissionais autônomos é uma maneira excelente de fugir de um mal em comum, o isolamento. Assim podem compartilhar valores mas ao mesmo tempo continuarem com seu trabalho individual... assim o trabalho fica muito mais rico de conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. por Vitor:

    Não conhecia o projeto, achei muito interessante a proposta de mobilidade dos espaços e
    tecnologia. Com certeza a proposta foge àquela idéia do escritório tradicional e abre novas possibilidades de integração entre os usuários.

    ResponderExcluir
  3. Ponto positivo para a maneira como a iluminação natural é utilizada com abundância no ambiente que reúne as grandes mesas coletivas. Outra coisa legal é a possibilidade de se trabalhar no terraço ou utilizá-lo para qualquer outra finalidade. Apenas senti falta de ambientes ainda mais privativos que as salas de reunião localizadas ao lado direito da planta. Algo como salas de trabalhos individuais de uso rotativo, ou alguns “cantos” onde se possa pelo menos por um breve período de tempo estar em momentos de profunda concentração. Afinal, acho que às vezes todo mundo precisa disso para produzir mais e melhor.
    No mais, desde que regados com uma boa dose de senso de coletividade, acredito que esses ambientes de trabalho podem ser extremamente inspiradores.

    ResponderExcluir
  4. Também não conhecia o projeto e assim como o Vítor, achei a proposta bastante inovadora. Acredito que esta possibilidade de integração diferenciada possa ser muito frutífera e capaz de gerar produtos mais criativos.
    Além disso, o espaço me atrai esteticamente e, ao contrário do que foi colocado pela Clarissa, acho que o número reduzido de áreas individuais seja condizente com a proposta.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a proposta de integração entre os usuários. Além disso, o que mais me chamou atenção foi o aproveitamento da iluminação natural. Espaçoso, convidativo e aconchegante.

    ResponderExcluir