sábado, 26 de março de 2011

Incubadoras de empresas

por André Kraemer Góes

Incubadoras de empresas são espaços voltados à "gestação" de novos negócios. A idéia é que algumas idéias - em geral que possuem elevado grau de complexidade, sem um modelo de negócio já estabelecido no mercado - necessitam de um tempo maturação e desenvolvimento maior para que sobrevivam depois de lançadas.

Diante disso, assim como em uma incubadora hospitalar, a idéia é se manter o embrião do novo negócio sob constante observação de uma mescla de outros empreendedores, profissionais mais experientes e, frequentemente, professores universitários. Boa parte das incubadoras inclusive são iniciativa das próprias universidades ou, ao menos, estão localizadas dentro delas.


A localização privilegiada permite a constante presença e orientação de professores e pós-graduados, visando fortalecer o arcabouço acadêmico e tecnológico das propostas. Ademais, nesse ambiente valemse de outras características para potencializar o desenvolvimento das idéias incubadas. Uma delas é colocar, em um mesmo ambiente, vários tipos de idéias convivendo. É bastante comum encontrar, em uma mesma incubadora, propostas de negócio que vão da biotecnologia à ciência da computação, passando pelas finanças. O conceito é de que esse contato entre as diferentes áreas permitam aos empreendedores compartilhar idéias e visões e encontrar soluções que às vezes não imaginariam se ficassem fechados em apenas uma área.


 Incubadora de empresas da UFF
Os ambientes de incubadora valem-se também de diversas idéias de co-working, porém em grau ainda mais avançado. Além do compartilhamento de um mesmo ambiente, que permite uma drástica redução nos custos fixos dessas quase-empresas, temos a já citada presença de outros profissionais e professores, gerando uma grande efervescência de idéias, e também a disponibilidade de utilização da infraestrutura de toda a universidade, incluindo laboratórios, auditórios e cursos.

 Parque tecnológico de Belo Horizonte - com previsão de implantação da Inova - incubadora de empresas da UFMG

5 comentários:

  1. Muito legal a ideia de ter auxílio no início da empresa, que é a fase mais difícil. E quando essa ajuda é multidisciplinar, o resultado é bem mais eficaz, já que os novos empreendedores conseguem enxergar fraquezas e potenciais que talvez não fossem visíveis com um olhar especializado. O espaço conjugado, como no Co-working tem tudo a ver com a proposta, e facilita o acesso do assessores aos vários iniciantes!

    ResponderExcluir
  2. A idéia é ótima, mas o espaço é muito engessado, poderia ser mais convidativo para o compartilhamento de idéias, que é essencial para as quase-empresas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Fernanda e a Thaisa: a idéia é muito boa, mas o exemplo interno apresentado na foto acima não traduz da melhor forma a proposta de interação multidisciplinar.

    ResponderExcluir
  4. Assino em baixo do que as meninas já comentaram. Um espaço amplo como o da primeira foto poderia render uma bela proposta multidisciplinar.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as meninas também!rsrs

    ResponderExcluir