sexta-feira, 1 de abril de 2011

Escritório de Advocacia Fontana, Porto Alegre

Por Fernanda L.R. Rodrigues

A nova unidade da Advocacia Fontana - célula estratégica do escritório, destinada ao estudo e planejamento de ações -, está instalada em uma das principais vias de Porto Alegre, e ocupa parte do 12o andar de um edifício com vistas privilegiadas para o centro e para a orla do rio Guaíba. Além da planta livre de 136 m², o escritório tem mais 22 m² de área para serviços, com sanitários, copa e sala de equipamentos.


Com uma imagem futurista e tecnológica dos espaços de trabalho, o projeto propõe uma inversão na composição dos tradicionais escritórios de advocacia, e as mesas de trabalho são as principais protagonistas.


Nas estações de trabalho, as mesas são amplas e comportam até duas pessoas. Linhas retas, ausência de encaixes, juntas e cores, e sua disposição ortogonal e periférica no espaço, camuflam a presença das mesas, deixando em evidência as formas concebidas para o miolo da sala. Nesse espaço central, foi posicionada a estação de trabalho do titular do escritório, integrado aos demais colaboradores, tendo à frente sua equipe e, ao fundo, a bolha de vidro.




Na periferia, junto às janelas, estão as mesas de trabalho projetadas pelo escritório de arquitetura. O único ambiente fechado é a sala de conferências, uma bolha de vidro em destaque no centro da planta. Mesmo assim, a transparência é marcante: o espaço não necessitava de privacidade, apenas de uma barreira de som.


2 comentários:

  1. Fernana, achei a sala de conferências um máximo,
    a transparência é ousada e a forma bem diferente!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a "bolha de vidro". Acho que deve ser uma sensação diferente. (Karine)

    ResponderExcluir