Por Clarissa N. Alexandrino
Do que se trata o Facebook todos já sabem, mas talvez o que não seja tão óbvio é como o prédio de escritórios da empresa é simplesmente incrível. Localizado na cidade de Palo Alto, California, o edifício de apenas 2 pavimentos conta com uma planta extensa. São 150.000m² responsáveis por abrigar as atividades de umas das companhias de internet mais bem avaliadas no mercado internacional.
Da fase inicial até a sua completa finalização, o projeto possui literalmente “a cara” do cliente. Os responsáveis pela reforma, o O+A Studio, conseguiram incorporar a lógica de funcionamento do site de relacionamento à maneira como desenvolver e concretizar o projeto. Exemplo disso é a inclusão dos funcionários durante todo o processo de concepção das idéias por meio de uma página no próprio facebook.com. Nessa página, os indivíduos podiam além de manifestar suas opiniões sobre o que deveria ser feito na reforma, acompanhar através de atualizações e fotos o andamento da mesma. Esse diálogo entre projeto e cliente também pode ser observado até hoje na maneira como os usuários são encorajados a se apropriarem dos espaços de trabalho e fazerem uma utilização deles de forma semelhante a uma página do site. Em alguns ambientes existe a possibilidade de trocar comunicados, entre outras coisas, por meio de recados escritos nas paredes. Nesse caso, qualquer semelhança não é mera coincidência.
Os ambientes quase sempre integrados e multifuncionais além de agregar toda a versatilidade da empresa, traduzem as necessidades da “maneira de trabalhar” no Facebook.
Considero esse um ambiente multidisciplinar por compatibilizar diversas questões como as de ordem social, construtiva e de outros elementos integrantes da prática projetual. Outra condição essencial a essa atribuição é o fato de aspectos relativos ao conforto térmico, iluminação e qualidade ambiental estarem bem resolvidos. Em suma, acredito que esta é uma atmosfera corporativa capaz de atender variadas aspirações coletivas e, ao mesmo tempo, respeitar a particularidade de cada funcionário.
Seguem as plantas e fotos de alguns ambientes. Desculpem-me pelo post de tamanho proporcional à dimensão do escritório, gi-gan-te.
Imagens e referências para o texto:
http://www.psfk.com/2009/07/facebook-used-as-design-tool-for-new-facebook-hq.html/facebook_crane_detail acessado em 27 de março de 2011.
http://pursuitist.com/tech/tour-facebooks-new-office-by-studio-oa/ acessado em 27 de março de 2011.
http://www.fastcompany.com/blog/cliff-kuang/design-innovation/facebooks-swank-new-offices acessado em 27 de março de 2011.
http://techcrunch.com/2009/06/15/behold-the-new-facebook-headquaters/ acessado em 27 de março de 2011.
http://www.o-plus-a.com/ acessado em 27 de março de 2011.
http://www.archdaily.com/34602/facebook-offices-oa-studio/ acessado em 27 de março de 2011.
O espaço é visualmente muito agradável e me impressiona muito esse diálogo bem resolvido entre projeto-cliente pontuado pela Clarissa. A variedade de ambientes diferenciados trasmite claramente o caráter multidisciplinar.
ResponderExcluirGostei muito desse projeto. Os ambientes saem da mesmice de um escritório convencional. Concordo com a Isabela em que ha clareza do caráter multidisciplinar. Ótimo!
ResponderExcluirAchei o escritório uma bagunça!rsrs...Bem parecido com o facebook mesmo!
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