terça-feira, 29 de março de 2011

Facebook’s Office – O+A Studio.

 Por Clarissa N. Alexandrino

Do que se trata o Facebook todos já sabem, mas talvez o que não seja tão óbvio é como o prédio de escritórios da empresa é simplesmente incrível. Localizado na cidade de Palo Alto, California, o edifício de apenas 2 pavimentos conta com uma planta extensa. São 150.000m² responsáveis por abrigar as atividades de umas das companhias de internet mais bem avaliadas no mercado internacional.
 
Da fase inicial até a sua completa finalização, o projeto possui literalmente “a cara” do cliente. Os responsáveis pela reforma, o O+A Studio, conseguiram incorporar a lógica de funcionamento do site de relacionamento à maneira como desenvolver e concretizar o projeto. Exemplo disso é a inclusão dos funcionários durante todo o processo de concepção das idéias por meio de uma página no próprio facebook.com. Nessa página, os indivíduos podiam além de manifestar suas opiniões sobre o que deveria ser feito na reforma, acompanhar através de atualizações e fotos o andamento da mesma.  Esse diálogo entre projeto e cliente também pode ser observado até hoje na maneira como os usuários são encorajados a se apropriarem dos espaços de trabalho e fazerem uma utilização deles de forma semelhante a uma página do site. Em alguns ambientes existe a possibilidade de trocar comunicados, entre outras coisas, por meio de recados escritos nas paredes. Nesse caso, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Os ambientes quase sempre integrados e multifuncionais além de agregar toda a versatilidade da empresa, traduzem as necessidades da “maneira de trabalhar” no Facebook.
Considero esse um ambiente multidisciplinar por compatibilizar diversas questões como as de ordem social, construtiva e de outros elementos integrantes da prática projetual. Outra condição essencial a essa atribuição é o fato de aspectos relativos ao conforto térmico, iluminação e qualidade ambiental estarem bem resolvidos. Em suma, acredito que esta é uma atmosfera corporativa capaz de atender variadas aspirações coletivas e, ao mesmo tempo, respeitar a particularidade de cada funcionário.

Seguem as plantas e fotos de alguns ambientes. Desculpem-me pelo post de tamanho  proporcional à dimensão do escritório, gi-gan-te.













Imagens e referências para o texto:





http://www.o-plus-a.com/ acessado em 27 de março de 2011.




3 comentários:

  1. O espaço é visualmente muito agradável e me impressiona muito esse diálogo bem resolvido entre projeto-cliente pontuado pela Clarissa. A variedade de ambientes diferenciados trasmite claramente o caráter multidisciplinar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse projeto. Os ambientes saem da mesmice de um escritório convencional. Concordo com a Isabela em que ha clareza do caráter multidisciplinar. Ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Achei o escritório uma bagunça!rsrs...Bem parecido com o facebook mesmo!

    ResponderExcluir